VIDA SAUDÁVEL – A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu 4 de Março como o Dia Mundial da Obesidade com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre a doença. Além disso, a celebração também é uma maneira de combater o estigma social a respeito do problema. A data foi alterada do dia 11 de outubro para 4 de março visando sincronizar o evento com a Semana de Cuidados com a Obesidade, que acontece do dia 1 ao dia 7 de Março.
Com o propósito conscientizar a população a respeito da doença e procurar melhorar políticas de combate a esse problema de saúde, a nutricionista Alline Grisi traz à tona um alerta para os riscos que a obesidade pode causar nas pessoas. A receita para evitar excessos é simples: adotar um modo de vida saudável e eliminar o sedentarismo. com o propósito conscientizar a população a respeito da doença, melhorar políticas de combate a esse problema de saúde e promover o debate entre agentes e organizações especializadas na prevenção e tratamento da obesidade.
“Como profissionais da nutrição, vamos sempre fazer estes alertas às pessoas para que se voltem para uma vida mais saudável, longe dos excessos. Em alguns casos, o indivíduo pode estar acima do peso, mas não com obesidade. Para prevenir riscos, devemos levar em conta um fator chamado Índice de Massa Corporal – IMC, que é um parâmetro que pode classificar melhor a obesidade”, destacou Alline Grisi.
Os principais riscos que a obesidade pode trazer são: hipertensão, diabetes, complicações cardíacas podendo evoluir para um infarto, problemas no estômago, fígado, depressão, cansaço, entre outros fatores que podem comprometer a qualidade de vida e da saúde.
Paraíba083