HIGIENE E ALIMENTOS – A Nutricionista, Perita em Alimentos e Sanitarista, Alline Grisi, que também já atuou como Diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa, fala sobre um dos assuntos mais sérios dentro de uma cozinha: a contaminação dos alimentos e o risco de intoxicação alimentar. Será que conhecemos os contaminantes e quando eles podem causar problemas?
“Os alimentos estão expostos a diversos tipos de contaminações, desde a colheita, passando pelo armazenamento, distribuição e até mesmo dentro das nossas casas. A afirmação de que não existe alimento livre de contaminantes é real. No entanto, é possível dizer se uma contaminação ou presença de resíduos é segura ou perigosa para saúde dos consumidores” revelou Alline Grisi.
A nutricionista aborda também os tipos de contaminação cruzada. Segundo ela, há três formas consideradas como as principais de contaminação. De alimentos para alimentos, equipamentos para alimentos e pessoas para alimentos.
“Primeiramente, o contato de algum produto contaminado com outro que não está resulta na contaminação cruzada. Verduras, legumes, carnes, frutas e ovos, quando mal cozidos ou mal lavados, podem abrigar uma quantidade enorme de bactérias, que quando ingeridas fazem mal à saúde. Outros exemplos de contaminação via alimentos são: na geladeira, pingos de carne crua armazenadas na prateleira superior podem cair nos legumes cozidos armazenados na parte inferior;
Colocar o frango cru em uma grelha e tocá-lo no bife que está sendo cozido. Hoje temos no Brasil 64 % de casos de intoxicação alimentar”, pontuou Alline Grisi