SAMBA E PAGODE – Como diz a letra da canção: “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é…”, e é assim, no ritmo do samba, que o próximo Sabadinho Bom acontece, ao som de VG Samba Entre Amigos. O evento, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), tem como cenário a Praça Rio Branco, Centro Histórico da cidade, e começa a partir das 12h30.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirma que o Sabadinho Bom é um verdadeiro patrimônio simbólico da cultura local e das atividades que a Fundação realiza no Centro Histórico. “É uma experiência que reúne diversas gerações todos os sábados e a Funjope tem conseguido fazer com que os artistas não se repitam”, destaca.
Marcus Alves lembra que em 48 edições realizadas ao longo do ano é sempre um novo artista e uma nova emoção. “Ficamos muito contentes porque estamos dando visibilidade à cultura local, ao mesmo tempo em que garantimos uma presença viva, ativa e atuante de uma boa parcela da população e dos turistas que nos visitam no Centro Histórico todas as tardes e noites do sábado”, acrescenta.
Para Victor Gouveia, do VG Samba Entre Amigos, o Sabadinho Bom é um evento mais do que consolidado na cidade. “É um ato de extrema importância. O Sabadinho Bom já é a cara de João Pessoa e uma referência para o cenário do samba paraibano”, pontua.
Ele destaca que a banda é essencialmente samba, mas, poderá surpreender com algum instrumental de choro, como referência para surpreender positivamente o público.
Uma música que estará no repertório é ‘Poder da Criação’ de João Nogueira, um dos sambas que não podem faltar. “Gostamos de permear pelos grandes nomes do samba, João Nogueira, Paulinho da Viola, Clara Nunes, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Fundo de Quintal e por aí vai”, diz o artista.
No palco, ele estará acompanhado por Renan Oliveira no cavaco, Abdias Sá no contrabaixo, Ítalo Veloso no violão, Bruno Lucena na bateria, Sylvio Alexsander e Silvano Cruz na percussão.
“As expectativas são as melhores possíveis. Me sinto honrado em poder pisar neste palco tão consagrado da nossa linda Paraíba, e prometo dar o meu melhor e garantir alegria para este público tão maravilhoso”, comenta o músico.
Samba na Praça – O projeto Samba na Praça traz para o público, a cada final de semana, uma programação com muito samba de qualidade. O evento começa logo após as apresentações do Sabadinho Bom, na Praça Rio Branco.
Josinaldo Nascimento, cantor do Samba na Praça, ressalta que, no repertório desta edição, estão incluídos sucessos de Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Alcione, Beth Carvalho, Almir Guineto, Exaltasamba, Revelação, Só Pra Contrariar, entre outros.
“Teremos muito samba de raiz com a nossa banda tradicional, Samba na Praça, animando não só o público local como também os turistas que frequentam nossa cidade”, pontuou.
Participam desta edição os músicos Figueiredo no cavaco, Naldão no surdo, Erisvaldo no pandeiro, Mário e Renan no tantan, Luan no repique e Jorge no reco-reco.
A banda Samba na Praça já é tradicional na cidade, com mais de 11 anos se apresentando na Praça Rio Branco, sempre após o Sabadinho Bom. “Com isso, estamos fomentando a cultura do samba e do pagode, além de contribuir para impulsionar as vendas dos ambulantes locais”, acrescentou Josinaldo Nascimento.