JOÃO PESSOA – O inverno teve seu início no último dia 21 de junho e até esta terça-feira (27), João Pessoa recebeu 75,6 milímetros de chuva, segundo dados da Estação Convencional do Ministério da Agricultura e Pecuária. Esse número representa uma redução de 30% na precipitação em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 108 mm. Nesta primeira semana da estação, a Defesa Civil da capital não recebeu chamadas relacionadas às chuvas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, embora o inverno tenha começado oficialmente há uma semana, as chuvas em João Pessoa iniciaram em maio e os poucos transtornos registrados (todos antes do inverno) são frutos do trabalho preventivo realizado pela Compdec-JP, em parceria com outras secretarias e órgãos da gestão municipal, para garantir o bem-estar da população.
Monitoramento – O coordenador da Defesa Civil disse que as equipes seguem de prontidão e monitorando as áreas de risco, após o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir um aviso nesta quarta-feira (28) com previsão de chuvas de 30 mm a 60 mm por hora ou 100 mm por dia, com risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. O alerta é válido até as 10h da quinta-feira (29).
Kelson Chaves ressaltou ainda que algumas medidas de segurança devem ser adotadas em caso de chuvas fortes, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer de sinal de anormalidade e informar a Defesa Civil pelo WhatsApp 98831-6885, que funciona 24 horas.