JOÃO PESSOA – Nesta semana dedicada à Consciência Negra, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai disponibilizar diversos tipos de atendimentos, ações educativas e serviços gratuitos à população. A programação especial das ações terá início neste domingo (20), Dia da Consciência Negra, seguindo até a próxima quarta-feira (23), em diferentes bairros da Capital.
“Temos uma programação conjunta, que tem como objetivo trabalhar o eixo da equidade no SUS, tanto na política de saúde da população negra como na saúde do homem, combatendo o racismo institucional, extrapolando a área da saúde e indo mais além, articulado com a cultura, educação, esporte, lazer e outras vertentes, facilitando o acesso ao SUS e diminuindo a vulnerabilidade social”, revelou Késsio Brito, coordenador da Área Técnica de Saúde da População Negra da SMS.
Programação das atividades – Neste domingo (20), Dia da Consciência Negra, haverá uma grande ação de saúde e cultura, a partir das 8h, no Quilombo de Paratibe, na região do Valentina Figueiredo. Nos turnos da manhã e tarde, a população vai contar com ações educativas, serviços de saúde, atividades culturais, brincadeiras e musicalização, além da distribuição de material informativo, com uma Cartilha de Saúde voltada à População Negra e Saúde Bucal.
Na segunda-feira (21), as atividades de saúde e cultura estão programadas para acontecer, das 8h às 12h, no Parque Solon de Lucena (Lagoa). No local, será disponibilizada verificação de pressão arterial, testagem rápida, imunização, odontologia, nutrição, auriculoterapia, além de ações culturais, Consultório na Rua, grupos de capoeira e hip hop, assim como a distribuição das cartilhas com informações de saúde.
A manhã da terça-feira (22) está reservada para o bairro de Jaguaribe, onde as ações educativas e os serviços de saúde da população negra e saúde do homem deverão acontecer na Praça Bela Vista. As atividades contam com a parceria da Associação dos Taxistas e Amigos Cristãos da Paraíba, Projeto Dirija Bem.
Na quarta-feira (23), os serviços serão ofertados no turno da manhã em dois pontos da cidade: Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e na empresa de transportes Tecmar. Nos locais, as equipes da SMS-JP irão proferir palestra sobre doença falciforme e câncer de próstata. As ações educativas e serviços de saúde terão verificação de pressão arterial, imunização, odontologia, auriculoterapia e distribuição de material informativo, com a Cartilha de Saúde da População Negra e Doença Falciforme.