PODER JUDICIÁRIO – Pelo segundo ano consecutivo, o Tribunal de Justiça da Paraíba se destaca obtendo o Selo Prata no Prêmio CNJ de Qualidade 2024, alcançando a pontuação de 72%, dentre os tribunais de pequeno porte. O percentual representa um avanço significativo em relação ao ano de 2023, quando o TJPB registrou 63%, demonstrando um crescimento de nove pontos percentuais. O resultado foi divulgado na manhã desta terça-feira (3), durante o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
O Prêmio de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é uma ferramenta de incentivo para que os tribunais busquem constantes meios de aprimoramento na construção de um Judiciário cada vez melhor. Participam da Premiação todos os tribunais, incluindo os superiores, os 27 Tribunais de Justiça (TJs), os cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs), os 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e os três Tribunais de Justiça Militar (TJMs) dos estados.
O presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, disse estar muito feliz com a premiação, enfatizando ser fruto dos esforços, empenho e da dedicação de todos. “É muito bom ver o trabalho da nossa equipe sendo reconhecido, mais uma vez, pelo CNJ. Somos todos responsáveis por trabalhar diariamente para termos uma Justiça mais efetiva, qualitativa, eficiente, célere, transparente, inovadora e inclusiva, na Paraíba”, afirmou o presidente do TJPB.
O desembargador Leandro dos Santos, coordenador do Centro de Inteligência e Inovação do Poder Judiciário (CEIIN) paraibano, representou o presidente João Benedito no evento nacional.
O juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Fábio Araújo, que também participa do Encontro Nacional do Poder Judiciário, salientou que o progresso da Justiça estadual reflete o empenho e a dedicação de todos os que integram o Tribunal. “Agradecemos a cada um, em particular, pelo comprometimento e esforço. É essa soma de forças que nos permite avançar”, destacou.
O magistrado Fábio Araújo pontuou, ainda, que, mesmo sendo a premiação do CNJ motivo de orgulho, o Tribunal reconhece que ainda há muito a ser feito. “Existem diversas áreas e pontos que precisam de maior atenção e evolução. No entanto, a permanência do TJPB na premiação é um sinal de que estamos no caminho certo”, afirmou.
Participam, ainda, do evento pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, os juízes Ely Jorge Trindade (auxiliar da vice-Presidência do TJPB) e Jeremias Melo (integra o CEIIN), e as gerentes de Pesquisa e Estatística e Projetos e Estratégias, respectivamente, Renata Grigório e Caroline Leal.
O Prêmio CNJ de Qualidade avalia os tribunais brasileiros com base em critérios rigorosos, como governança, produtividade, transparência e inovação. A conquista do Selo Prata reforça o compromisso da Paraíba em continuar aprimorando seus serviços e garantindo a eficiência na prestação jurisdicional.
Premiação – O Prêmio CNJ de Qualidade tem por finalidade estimular e reconhecer o desenvolvimento de mecanismos de governança e gestão, contribuir para o aprimoramento da prestação jurisdicional, promover a transparência e a melhoria na prestação de informações, incentivar o aperfeiçoamento do Sistema de Estatísticas do Poder Judiciário, a inovação e a tecnologia no Poder Judiciário e fomentar o desenvolvimento de subsídios que auxiliem o planejamento estratégico e a formulação das metas nacionais.
Do TJPB com informações da Agência CNJ de Notícias