SAÚDE MENTAL – Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP) realiza, na próxima quarta-feira (25), uma mesa temática sobre ‘Saúde Mental e Trabalho: promoção da saúde e prevenção dos transtornos mentais no ambiente de trabalho’. O debate, organizada pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), será no auditório do Sindicato dos Bancários da Paraíba, que fica localizado na Avenida Beira Rio, a partir das 18h30.
O evento, destinado aos trabalhadores em geral, é gratuito e os interessados devem fazer a inscrição acessando o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSec-gAJQUsibuOQk5N1YQruI00oKKNxlFT4r2t1uFAeipeSvg/viewform?usp=sf_link
Kleber José, coordenador do Cerest, afirmou que é recorrente nos serviços de saúde o atendimento de trabalhadores com queixas de sofrimento psíquico decorrente da organização e do processo de trabalho. “A maioria chega a relatar esgotamento, cansaço e até mesmo processo de ansiedade, com choro frequente, medo e tremor quando o assunto é ir ao trabalho. Isso denota um processo de adoecimento, que merece por parte dos profissionais da saúde uma atenção especializada para compreender como o trabalho e suas relações impõe ao trabalhador desgaste mental e sofrimento psíquico”, revelou.
A mesa temática contará com a presença do psicólogo Lucas Eurikes, membro do Grupo de Pesquisa e Subjetividade e Trabalho (GPST), e do terapeuta Evandro Almeida, coordenador do Centro de Referência do Cuidado à Vida de João Pessoa.
o encontro será discutido o papel do Sistema Único de Saúde no acolhimento à saúde do trabalhador frente ao seu processo de adoecimento mental relacionado ao trabalho, quais os serviços ofertados pela SMS e como acessá-los. Também será abordado qual o papel do Cerest e como ele contribui para o diagnóstico da relação da doença com o trabalho e possibilita ao trabalhador ferramentas importantes para recorrer aos seus direitos previdenciários e trabalhistas. Além disso, a pauta se alinha ao Setembro Amarelo, pois existem vários casos de esgotamento do trabalho com tentativas de suicídio.
Dados – Na Paraíba, nos últimos 5 anos, foram registrados mais de 400 casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho. Entre as causas observou-se o stress e as relações interpessoais, transtornos de adaptação e esgotamento (Burnout).
Serviço
Mesa Temática: Saúde Mental e Trabalho: promoção da saúde e prevenção dos transtornos mentais no ambiente de trabalho
Data: quarta-feira, 25 de setembro
Horário: às 18h30
Local: Auditório do Sindicato dos Bancários da Paraíba – Av. Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio), nº 3100.
Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSec-gAJQUsibuOQk5N1YQruI00oKKNxlFT4r2t1uFAeipeSvg/viewform?usp=sf_link