JUSTIÇA DO TRABALHO – A Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (ASTRA-13), por meio do seu presidente, Sérgio Teixeira, comemora, nesta sexta-feira, 28 de julho, o Dia da Justiça do Trabalho no Estado da Paraíba. A data foi instituída após um Projeto de Lei 1308/2009, de autoria do deputado Banco Mendes ter sido aprovado e transformado em Lei 8.916/2009, na Assembleia Legislativa e hoje faz parte do calendário oficial da Paraíba.
“A importância do Dia da Justiça do Trabalho no Estado da Paraíba se dá pelo maior evento realizado pela populaçào paraibana, com sua sociedade civil organizada, ocupando as ruas de Joào Pessoa pela permanência da Justiça do Trabalho na Paraíba. Evento esse que teve repercussào nacional”, destacou Sérgio Teixeira, presidente da Astra-13.
História
A data marca o dia da grande mobilização ocorrida em 1999, quando o então presidente do TRT, Ruy Eloy aglutinou juízes, servidores públicos, políticos a ASTRA 13, Sindicalistas, advogados, trabalhadores rurais e urbanos, estudantes e líderes religiosos e saíram às ruas em defesa do Tribunal Regional do Trabalho.
O regional paraibano estava ameaçado de extinção. Somavam-se à proposta o relator, duas outras emendas, uma delas de teor ainda mais drástico, propondo a extinção da Justiça do Trabalho no Brasil. A Paraiba, então, deu um grande exemplo de mobilização com a marcha que reuniu, aproximadamente, dez mil pessoas pelas ruas de João Pessoa.
E para que aquela data histórica permanecesse na mente dos paraibanos como um marco da luta daqueles líderes que defenderam, com destemor, a Justiça do Trabalho na Paraiba, O dia 28 de julho ficou, então, marcado como o dia da Justiça do Trabalho na Paraíba, data que integra o calendário oficial do Estado da Paraíba.