JOÃO PESSOA – João Pessoa registrou as chuvas mais fortes do ano de 2023 nesta sexta-feira (9). Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 24 horas – até as 17h – choveu em média 117,3 mm na Capital, bem acima do previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu alerta com a possibilidade de chuvas entre 30 mm a 60 mm/h (milímetros/hora) ou 50 mm a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, apesar das fortes chuvas, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) não registrou ocorrências graves. O monitoramento nas áreas de risco foi intensificado, com atenção especial às comunidades ribeirinhas e barreiras. “A resposta da Prefeitura de João Pessoa e de todo o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil tem sido efetiva e célere, disponibilizando toda sua estrutura no sentido de preservar a integridade das pessoas”, afirmou.
De acordo com a meteorologia, os bairros de João Pessoa com maior precipitação nas últimas 24h (até as 16h deste dia 9) foram:
Tambauzinho: 132,2 mm
Manaíra: 127,4 mm
Centro: 121,2 mm
Cuiá: 114,4 mm
Cristo: 107,2 mm
Grotão: 99,8 mm
Fonte: Cemaden