ALIMENTAÇÃO – A nutricionista e perita em alimentos, Alline Grisi, faz um alerta à população para que redobrem os cuidados com a compra de pescados com qualidade.
De acordo com Alline, em época de Páscoa, é preciso redobrar a atenção para a procedência e conservação dos pescados. “Peixe é um alimento saudável, mas muito sensível, razão para termos bastante cuidado na hora da compra. Um peixe adulterado ou deteriorado não engana. O cheiro é diferente, ruim, aí a pessoa não vai consumir. Outro cuidado importante é comprar o pescado e não ficar passeando horas com ele nas ruas, ele deteriora rápido e pode causar algum dano ao ser consumido. Também é preciso cuidar muito bem da temperatura, em função da fácil deterioração, revelou Alline.
Segundo a nutricionista, o ideal é comprar e colocar na refrigeração para manter a temperatura. Sua conservação deve estar a 2°C, com tolerância até 4°C. Quando expostos em balcões, devem ser cobertos com espessas camadas de gelo. Congelados devem estar a -18°C, com tolerância de -12°C.
Peixe pronto para consumir deve ter sido assado em temperatura acima de 60°C. “É muito importante manter todo o tempo nesta temperatura. ”O pescado dever ser mantido resfriado, congelado ou assado em temperatura acima de 60°C, com a devida atenção para o descongelamento correto, que deve ser feito no refrigerador”, completou Alline Grisi.
As bactérias patógenas mais comuns em pescados são Vibrio parahaemolyticus, Salmonella spp, Pseudomonas spp., Flavobacterium spp, Escherichia coli e Sthaphylococcus aureus.