SAÚDE – A diretora de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde da capital, Alline Grisi, procurou o Paraíba083 para esclarecer à população as diferenças entre o atendimento de uma Unidade de Saúde da Família (USF) e de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A população de João Pessoa ainda tem muitas dúvidas ao procurar os dois serviços e, de acordo com Alline, um dos pontos a ser observado é o nível dos sintomas apresentados por cada indivíduo.
“A porta de entrada dos nossos usuários é a Atenção Básica e aí vem a atuação das Unidades de Saúde da Família (USF), onde a população tem acesso a atividades e serviços individuais e em grupo, além de consultas médicas, odontológicas, enfermagem, pré-natal, acompanhamento de criança, entre zero e dois anos, atendimento de crianças, adolescentes e idosos, hipertensos, diabéticos, tuberculose, hanseníase, coleta de exames citológicos e de análises clínicas, curativos, vacinação, farmácia, planejamento familiar“, revelou Alline.
Pessoas com sintomas de gripe, tontura, dor abdominal, mal-estar, diarreia, vômito e conjuntivite devem ir à Unidade de Saúde da Família mais próxima das suas casas para buscar o atendimento. Nessas unidades também é prestada assistência para casos de hipertensão, diabetes, gestantes com as consultas do pré-natal e obesidade.
UPA’s – As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) pertencem a uma assistência pré-hospitalar com atendimentos de urgência e emergência para serviços de média a alta complexidade, sendo uma espécia de “caminho a percorrer” entre as unidades de saúde e os hospitais. Conforme relata Alline Grisi, o atendimento é feito de acordo com a classificação de risco, priorizando a gravidade dos casos. A rede municipal de saúde de João Pessoa dispõe de quatro UPA’s, localizadas nos bairros de Manaíra, Valentina, Cruz das Armas e Bancários. Essas unidades prestam atendimento de portas abertas 24 horas.